Volta às aulas: Saiba o peso máximo recomendado para a mochila das crianças
Com a volta às aulas, os pais e responsáveis devem ficar atentos ao peso da mochila escolar. De acordo com o INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), a mochila carregada pela criança não pode ultrapassar mais de 10% do seu peso corporal.
O ortopedista especialista em coluna do INTO, Luiz Eduardo Carelli, alerta para os riscos em carregar material escolar em excesso. “Transportar o material escolar de forma inadequada ou com peso excessivo, pode causar contratura muscular, escoliose por dor na musculatura, falta de concentração nas atividades escolares e até mesmo gerar algum tipo de deformidade postural. Também os adultos que fazem uso de mochila precisam estar atentos”, explica.
O bombeiro civil, Gelson Paulino Bezerra, conta que a filha de seis anos usa um modelo de mochila com rodinhas para evitar o peso. “A mochila dela tem as duas rodinhas e a alça de puxar, assim ela não coloca todo o peso nas costas. Como ainda é criança, orientamos para que carregue apenas a agenda, um caderno e o estojo, assim fica mais prático e é melhor até para puxar, além de o peso ficar todo nas rodinhas, não prejudicando a coluna quando estiver maior futuramente”, relata.
Segundo o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, mesmo os modelos de mochilas com rodinhas podem prejudicar a coluna se não forem usadas adequadamente. “Mochila de roda deve ser carregada ajustando a alça de puxar próximo da altura da cintura, evitando que se faça torções do tronco ou que se tenha que dobrar a coluna lateralmente, impedindo transtornos musculares e dor lombar. Também é importante preocupar-se em manter os ombros nivelados ao carregar ou puxar essa mochila de rodas, para que não ocorra o desnivelamento dos ombros”, afirma.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 80% da população mundial sofrerá pelo menos um episódio de dor na coluna durante a vida devido aos maus hábitos posturais.
Fonte: Web Rádio Saúde