TSH alterado: o que significa? Saiba tudo sobre o exame
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta, que fica localizada no pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (gogó). Ela produz os hormônios Triiodotironina (T3) e Tiroxina (T4), que regulam o metabolismo do corpo humano, agindo na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, no peso, etc.
O TSH é uma glicoproteína secretada pela adenohipófise que tem como principal função controlar a quantidade deste hormônio chamado TSH, que por sua vez estimula a tireóide a liberar os hormônios T3 e T4.
A dosagem do TSH é importante no diagnóstico de hipo e hipertireoidismo, pois este hormônio altera em distúrbios da hipófise e da tireóide, funcionando como um excelente marcador para a detecção dessas doenças.
Como saber se o seu organismo está produzindo uma quantidade equilibrada de TSH, T3 e T4.? Basta fazer o exame de sangue que mede os níveis de deste parâmetros.
Como é feito o exame?
Depois da coleta de sangue do paciente pelo laboratório, a amostra é analisada por equipamentos modernos e sob a supervisão de um profissional especializado. A partir dos valores encontrados, basta procurar seu médico de preferência para interpretar o resultado. Pode-se comparar os resultados encontrados com os valores referenciados pelo Laboratório.
Ao realizar esse exame é importante buscar por laboratórios confiáveis para garantir um resultado preciso e de qualidade.
Valores Referência: de TSH: 0,34 a 5,60 UI/mL.
TSH alterado: O que significa?
A alteração no hormônio pode indicar diversas situações.
TSH Alto
O TSH com valores elevados pode indicar o funcionamento desregulado da hipófise e a queda na produção de hormônios tireoidianos. Neste caso, o exame deve apresentar valores acima de 5,60 UI/mL, podendo sugerir hipotireoidismo.
Essa patologia é caracterizada pela produção insuficiente de de hormônios T3 e T4. Podendo, em consequência, causar sonolência excessiva, dificuldade para perder peso, unhas e cabelos quebradiços e lentidão de raciocínio, etc.
TSH baixo
Em caso de haver um aumento da produção do hormônio T3 e T4 pela tireóide, a hipófise reduz a secreção do TSH diminuindo seus níveis. Este quadro sugere um hipertireoidismo.
Ao contrário do hipotireoidismo, a pessoa com essa patologia sofre com o metabolismo excessivamente rápido. Geralmente, sentem calor exagerado, transpiração, perda de peso, irritabilidade e ansiedade.
O TSH alterado também pode indicar distúrbios na hipófise, na tireoide que podem influenciar no funcionamento de outros órgãos do organismo.
Como reagir?
Um TSH alterado não é motivo para entrar em desespero. É preciso procurar o seu médico para a análise completa do seu estado clínico e confirmação da patologia. Um profissional médico poderá indicar o melhor tratamento.
Quer cuidar da sua saúde? Deixe por nossa conta. Para realização deste exame, no Laboranálise, não é necessário pedido médico. Basta agendar um dia e horário. Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe.
Não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais e ficar de olho nas nossas dicas!