MAIO AMARELO: 90% dos acidentes são causados por fator humano
Na publicação especial da Revista Quatro Rodas, sobre o Movimento Maio Amarelo, feita na edição deste mês de maio, aponta que entre os estudiosos de segurança no trânsito, convencionou-se falar em um tripé composto por motoristas, automóveis e vias. Quando um dos três vai mal, as chances de haver mais acidentes e mortes no tráfego aumentam muito.
De acordo com os especialistas ouvidos pela revista, o Brasil consegue estar mal nos três pontos, mas em especial no mais importante: o fator humano. “Os números de acidentes e mortes nas estradas e ruas do Brasil evidenciam que ainda não temos uma cultura de segurança. Infelizmente, comportamentos inadequados são as principais causas dos acidentes”, afirma Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST).
O diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, ressalta que em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que praticamente 90% dos acidentes são causados por fator humano. “Se você analisar 100% deles são, mesmo naqueles em que a rodovia tem falhas de sinalização ou de pavimentação, que correspondem a 5%, cada motorista, vendo essa situação, tem de reduzir a velocidade e se adequar às condições que a via oferece a fim de preservar sua integridade. Os outros 5%, relacionados ao carro, são responsabilidade do motorista. Cabe a ele manter o veículo em ordem. Tudo remete ao fator humano”, explicou Ramalho.
Fonte: Revista Quatro Rodas