HCG, beta

Comentários

O HCG é uma glicoproteína composta de 2 subunidades (alfa e beta). O beta-HCG dosado por quimioluminescência é sensível o bastante para detectar uma gravidez normal às vezes tão cedo quanto após 7 dias da implantação, embora o mais seguro seja 15 dias após a implantação. Deve-se ter em mente, no entanto, que variações são observadas quanto ao prazo usual da implantação e que a detecção do beta-HCG pode sofrer interferências da metodologia utilizada e da presença rara, mas possível dos anticorpos heterofílicos. Algumas das metodologias para detecção do HCG são direcionadas primariamente para o diagnóstico de gravidez, tais  ensaios  não necessariamente detectam moléculas degradadas ou homogêneas encontradas nas doenças trofoblásticas. Está aumentado na gravidez, coriocarcinoma, mola hidatiforme, e neoplasias de células germinativas dos ovários e testículos. Pode estar pouco elevado na gravidez ectópica e na gravidez de risco (risco de aborto) quando os níveis podem cair progressivamente.


Método

Quimioluminiscência

Nível terapêutico ou Valor de Referência

- Menor que 3,0 mUI/mL – Negativo
- De 3,0 a 50,0 mUI/mL – Indeterminado
- Acima de 50,0 mUI/mL – Positivo
- Homem: menor que 2,7mUI/mL


Condição

- Soro, Urina e Liquor

Informações necessárias
Informar suspeita de gravidez, duração do ciclo, data da última menstruação ou se é controle de Mola ou suspeita. A falta das informações abaixo implica na realização do exame como suspeita de gravidez.

OBS: Resultados indeterminados sugerem repetição após 72 horas. Resultados 3 e 100 mUI/mL, atenção especial para sua evolução. Resultado negativo não deve ser considerado isoladamente para exclusão de gravidez, sugerindo-se repetição após 7 dias, quando houver suspeita clínica. A dosagem do beta-HCG deve ser avaliada em correlação com o quadro clínico, sendo um resultado positivo, isoladamente, insuficiente para o diagnóstico de gravidez.