Estradiol, 17-beta – E2
Comentários
O 17-beta-estradiol é o estrogênio mais ativo e importante na mulher em idade reprodutiva. Na mulher, encontra-se em níveis baixos no hipogonadismo primário e secundário. O estradiol é medido para estudo dos casos de amenorréia e como guia para a monitoração do desenvolvimento folicular durante indução da ovulação. Estradiol é também produzido pelas glândulas adrenais, testículos e pela conversão periférica da testosterona. Podem-se observar níveis elevados nos tumores ovarianos, tumores feminilizantes adrenais, puberdade precoce feminina, doença hepática e ginecomastia masculina. Em mulheres menopausadas, a estrona, mais do que o estradiol, é o estrogênio circulante predominante. Em virtude das dosagens do estradiol ainda apresentarem grande variação entre diferentes laboratórios, sugere-se seu controle em um único laboratório.
Realizamos a dosagem de estradiol por outra metodologia (rápida) para casos de fertilização in vitro. Veja também Estriol e Estrona.
Método
- Quimioluminescência
Nível terapêutico ou Valor de Referência
- Adultos
Mulher: Fase folicular : 24 a 114 picog/mL Fase ovulatória: 62 a 534 picog/mL
Fase luteínica: 80 a 273 picog/mL
Pós-menopausa: 20 a 88 picog/mL
Homem: 20 a 75 picog/mL
Condição
- - Soro.
- Jejum: 4h.
Informações necessárias
Para mulher:
- regularidade menstrual (duração do ciclo), se irregular há quanto tempo se tornou irregular e se é necessário uso de medicamentos para que ocorra a menstruação; data da última menstruação;
- gravidez, idade gestacional;
- uso atual ou prévio de anticoncepcional ou outros hormônios, e tempo de interrupção se uso prévio; Para criança:
- atraso de desenvolvimento puberal; atraso do crescimento;
- desenvolvimento puberal precoce, menstruação (se feminino).