#Em2017… Vou me cuidar e beber mais água!
A maioria das pessoas sabe que manter o corpo hidratado é fundamental para a saúde. O problema é que mesmo sabendo da importância da hidratação, muitos esquecem de beber água durante o dia. Como é o caso do empresário Gabriel Oliveira, de 31 anos. “Eu sei que devo tomar água, mas quando vejo o dia passou e esqueci de beber. Tenho muita sede só na hora de dormir. Não lembro em outra hora de tomar água. Bebo pouco”, confessa Gabriel.
Mas a boa notícia é que existe uma forma simples para não correr o risco de esquecer de beber água: basta levar uma garrafa de água com você, conforme orienta o nutricionista Daniel Novaes: “A dica que eu dou para todos pacientes aqui no consultório é que andem com uma garrafinha de água na bolsa ou sempre por perto. Se você ficar nessa de esperar alguém te servir ou você ir buscar água, acaba que você não vai beber mesmo”. Para reforçar o quanto a água é importante para todos, elaboramos uma lista rápida sobre a importância dessa bebida com informações do nutricionista Daniel Novaes e ainda, segundo informações do Guia Alimentar do Ministério da Saúde. Confira:
Seu corpo é composto de água
Sem água não sobrevivemos muitos dias. O total existente de água no corpo é de 75% na infância e mais da metade do corpo é água na vida adulta. Logo, não espere sentir sede para entender que o seu corpo precisa de água e a ingestão dela é fundamental para o equilíbrio do organismo.
A necessidade de água pode variar
Como qualquer alimento, a quantidade de água que você deve beber é variável, dependendo de uma série de fatores como idade, peso, atividade física que realiza e até mesmo clima e temperatura do ambiente onde vive. Segundo o nutricionista, pessoas que fazem atividade física com frequência, devem consumir de 4 a 5 litros de água durante o dia. Isso porque já se perde água durante os exercícios e, por isso, é necessário repor os estoques de eletrólitos, itens fundamentais para dar energia imediata ao corpo.
Os atletas de altíssimo rendimento devem ingerir de 8 a 10 litros de água por dia. Já pessoas sedentárias, segundo recomendação da OMS, devem ingerir, em média de 2 e meio a 3 litros de água por dia.
É água mesmo?
A quantidade de água recomendada para cada pessoa não deve ser diluída em outras bebidas. A quantidade recomendada de água não pode ser substituída por outro líquido, como sucos e bebidas açucaradas. Porém, pode vir “temperada” com algumas rodelas de limão ou folhas de hortelã.
Nem por isso, as outras bebidas que levam a água na composição não devem ainda fazer parte da ingestão diária de líquidos. Um chá de capim-santo ou mesmo o café, podem continuar a mesa, sempre usando o mínimo de açúcar possível.
Outros alimentos ajudam a hidratar
Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, o leite e a maior parte das frutas contém 80% a 90% de água na composição e mesmo as verduras e legumes cozidos ou em forma de salada costumam ser compostos de mais de 90% em água. Já os alimentos após o cozimento, como macarrão, batata ou a mandioca, possuem cerca de 70% de água. Um prato de feijão e arroz é constituído por dois terços de água.
Diferente dos alimentos in natura ou minimamente processados (esses o Ministério da Saúde recomenda que sempre estejam a mesa), os alimentos ultra processados são escassos de água, exatamente para que durem nas prateleiras. Salgadinhos de pacote e biscoitos possuem menos de 5% de água.
Mantém a pressão arterial equilibrada
A pressão arterial é responsável por dar força ao sangue, para que ele percorra o caminho que precisa dentro do nosso corpo, levando oxigênio e nutrientes para os órgãos. Para manter a pressão arterial equilibrada, o nutricionista afirma que é fundamental beber água. “Isso porque a água é um componente importante do sangue, responsável por regular a pressão arterial. Além disso, é importante reduzir o consumo de sal”, detalha o nutricionista.
Previne contra outras doenças
Se manter hidratado pode ser fundamental para evitar outras doenças, além das relacionadas ao sistema circulatório. Sem água, os índices de uréia e ácido úrico no sangue podem ficar alterados sendo responsáveis por problemas como pedras nos rins ou complicações nas articulações.
Ajuda a emagrecer?
Se você deseja emagrecer e já está adotando hábitos alimentares mais saudáveis e praticando atividade física regular, a água vai te ajudar. “Beber água auxilia na desinflamação da gordura. O excesso de gordura vem da célula inflamada e a água é fundamental para fazer essa célula voltar ao normal. Se a pessoa está em um processo de emagrecimento e não ingere a quantidade de água recomendada, terá dificuldade para emagrecer”, afirma o nutricionista Daniel.
Cuidado com os remédios que são usados apenas para desinchar
Na busca por um corpo mais magro, algumas pessoas costumam tomar certas medicações que “ajudam” a desinchar. O nutricionista faz um alerta. “É perigoso tomar esses remedinhos que são para desinchar, que tiram a água do corpo. Eles acabam causando cãibra, fadiga e tontura. Há uma grande chance desses sintomas estarem relacionados a falta de água, nesse caso. Também pode aparecer edemas e inchaço no corpo já que o organismo vai sentir a falta da água e vai querer reter o pouco que tem”, explica.
Agora que você já conseguiu saber mais sobre a importância da água para a saúde, que tal já começar 2017 levando, como indicou o nutricionista, uma garrafa abastecida sempre com você?
Fonte: Blog da Saúde (SES-MG)