É possível prevenir a gripe mantendo cuidados simples?
Sim, pequenos cuidados ajudam a prevenir a gripe, principalmente usar a etiqueta da tosse. Mas, mesmo assim, é importante ficar atento a constância dessa tosse, pois pode indicar uma irritação que é comum não só em alérgicos, mas em pessoas que possuem sintomas de doenças respiratórias. Tossir é um reflexo natural do aparelho respiratório que surge como consequência de um processo irritativo e é um sinal de que algo não vai bem.
O corpo tenta expulsar qualquer elemento que esteja causando uma possível inflamação ou irritação das vias aéreas com a função de proteger o pulmão. Pode ser aguda, que é passageira e dura até três semanas; e pode ser persistente, quando dura mais de três semanas. Nesse caso, é preciso procurar um médico.
A tosse também auxilia o médico a detectar doenças que vão desde uma gripe, a problemas mais sérios como pneumonia, asma, bronquite, tuberculose e câncer. Outra função é expelir o catarro, secreção que pode conter microrganismos, tais como bactérias e vírus. Portanto, não se deve inibir a tosse, pois catarro alojado nos pulmões propicia a multiplicação de bactérias e pode transformar uma simples gripe em uma doença mais grave.
“A pessoa deve ficar atenta aos sinais de complicação e procurar um médico imediatamente caso haja persistência ou aumento da febre e dos sintomas”, afirma a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaína Almeida.
Conheça a Etiqueta da tosse
Cobrir a boca com a parte interna do braço impede a contaminação das mãos, que é um dos principais propagadores de bactérias e vírus. Confira abaixo como usar a etiqueta da tosse no dia a dia:
- Na rua: Cubra o nariz e a boca. Se não tiver lenço, procure um local para lavar as mãos. Tossir com etiqueta pode prevenir a disseminação de vírus como o da gripe e até evitar uma epidemia.
- Na escola ou no trabalho: No caso de doença febril com tosse, o melhor é evitar sair de casa, pois em escolas ou no local do trabalho, o contato é bem próximo. Mas se não for possível, respeite as regras da etiqueta da tosse.
- À mesa: Quando a tosse aparecer, vire-se de lado, com a cabeça baixa e coloque o antebraço junto a boca. Se a tosse continuar, levante-se e deixe o local. Procure beber água e espere a crise passar.
- No cinema ou no teatro: Procure sentar nas poltronas laterais das fileiras. Quando tossir, utiliza a etiqueta da tosse ou saia da sala até que a crise passe.
Fonte: Blog da Saúde (SES-MG)