Cultura para bactérias anaeróbias

Comentários

O exame auxilia no diagnóstico de infecções em que microrganismos anaeróbios possam estar envolvidos. As bactérias anaeróbias vivem, na sua maioria, no trato gastrintestinal e provocam abscessos profundos, mas algumas estão presentes em forma de esporos no ambiente (ex.: Clostridium). Os espécimes que não forem adequadamente protegidos do oxigênio atmosférico não são adequados.

OBS:Não se processa antibiograma para anaeróbios.

 

 


Método

- Semeadura em meios específicos e incubação em atmosfera de anaerobiose.

Nível terapêutico ou Valor de Referência

-


Condição

- Abscessos fechados, celulite, sangue, punção de seios paranasais, líquido pleural, aspirado transtraqueal, lavado brônquico, líquor, líquido ascítico, urina colhida através de punção supra-púbica, etc.
Obs: qualquer material colhido por swab (garganta, nasofaringe, secreções, etc) é inadequado, assim como fezes, escarro expectorado e urina obtida por micção espontânea ou cateterização.
- Geralmente a amostra é obtida pelo médico assistente.
- Como a maioria das infecções por anaeróbios são mistas, é recomendável fazer em paralelo cultura para aeróbios e Gram.

Conservação
- As amostras devem ser imediatamente inoculadas em meio de tioglicolato com vácuo e rolha de borracha. - Sangue e líquido ascítico devem ser enviados em frascos especiais de hemocultura destinados a cultivo de anaeróbios.
- Para transporte rápido (inferior a 30 minutos) de material colhido com seringa, a agulha deve ser obstruída com borracha e a seringa deve ser esvaziada de todo ar.
- Amostras colhidas em outros frascos deve ser encaminhada imediatamente.